sábado, 28 de junho de 2014

Brasil x Chile: Quem ganha essa disputa?


Heey, hoje tem Oitavas de Finais com jogo do Brasil x Chile, quem será que ganha essa disputa?
Claro que, como brasileira estou torcendo para o Brasil e para que meus amigos Chilenos voltem logo para casa.

E com toda essa festa você vai pensou aonde vai assistir o jogo? Em um barzinho, em casa, com amigos? Bom, qualquer uma das opções vão ter aqueles petiscos típicos como pipoca, salgados fritos, salgadinhos, refrigerantes, cerveja, caipirinhas... Para os mais fortes pode até rolar uma bela feijoada (já que é sábado).

Para não enfiar o pé na vaca aqui vão duas receitas de petiscos lights que você vai poder comer sem culpa assistindo o jogo:

CHIPS DE BATATA E ABOBRINHA



Chips de batata e abobrinha são deliciosos e possui apenas 39 kcal por porção (1 xícara). Pratico de fazer, é uma ótima opção para substituir aquela batata frita de pacote.

Ingredientes:
1 abobrinha cortada em fatias finas
1 batata cortada em fatias finas
Sal gosto triturado a gosto (aqui você pode usar o sal marinho que é mais saudável)

Modo de fazer
Deixe a batata de molho em água com gelo por 15 minutos; 
Forre o prato do microondas com papel próprio para ir ao forno (tipo assa-fácil);
Nele disponha a batata escorrida e temperada com o sal grosso;
Cozinhe na potência alta por 8 minutos, virando na metade do tempo;
Repita o precedimento com a abobrinha;
Transfira a abobrinha e a batata para uma forma e leve ao forno baixo por 10 minutos. SIRVA!

SEMENTES DE ABÓBORA TOSTADAS



As sementes de abóbora são ricas em triptofano (que é um aminoácido) que no organismo se converte em serotonina (que é um hormônio) que aumenta sensação de bem estar. As sementes de abóbora também são ricas em fibras, proteínas, e ferro, zinco, magnésio e ômega 3. E elas tostadas são uma delícia (EU RECOMENDO).

Receita:
Separe as sementes e tire os restinhos da abóbora;
Seque com um pano;
Coloque as sementes espalhadas em uma bandeja;
Salpique uma pitada de sal;
Coloque no forno por 15 a 20 minutos;
Deixe esfriar e se acabe!!

Daniela Fernandes
Nutricionista

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Você Conhece a Lei "De Olho nas Calorias"?


A lei "De olho nas Calorias" na verdade está em vigor desde 29/12/2011, mas só agora esta sendo noticiada. Ela foi criada pelo governador Geraldo Alckmin, e obriga as redes de "fast food" a informar aos consumidores o valor nutricional dos alimentos comercializados.

A nova lei exige o trabalho de uma Nutricionista no local (o que é bom para nós) para que esses cálculos sejam feitos.

A lei determina que os estabelecimentos que fornecem refeições "fast food" sejam obrigados a informar aos consumidores a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e sódio, bem como o valor calórico contido em cada porção dos alimentos comercializados. Os estabelecimentos que não cumprirem essa lei serão penalizados em até R$7 mil reais.

As redes McDonald's, Griraffas e Subway são exemplos de fast foods que já dispõem de informações nutricionais dos alimentos comercializados, por meio das próprias embalagens e tabelas. Além disso, também é possível consultar o valor calórico das refeições nos sites dos restaurantes, onde há um campo reservado destinado à nutrição.

Esse é o comercial que está passando na televisão:


Para mais detalhes, abaixo está o link da lei:
LEI Nº 14.677, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2011

Daniela Fernandes
Nutricionista

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Alimentos Construtores, Energéticos e Reguladores - Saibam quais são eles

Os alimentos são classificados em grupos, de acordo com sua composição predominante.  Dos alimentos obtemos alguns nutrientes que participam da formação de tecidos do nosso corpo, outros ajudam a controlam funções orgânicas e outros nos fornecem energia e calor.

Baseando-se nessas três funções nutritivas, temos os grupos de alimentos:


CONSTRUTORES: São os alimentos ricos em PROTEÍNAS. Eles vão atuar na formação da massa muscular, regenerar tecidos como a pele, e são muito importante na fase de crescimento, pois atua na formação dos órgãos, músculos e tecidos, além de participar de funções metabólicas, como produção de algumas enzimas.

REGULADORES: São os alimentos ricos em VITAMINAS, MINERAIS E FIBRAS. Esses são responsáveis por regular nosso sistema imunológico, endócrino, nervoso e respiratório. E as fibras vão regular nossa função intestinal.

ENERGÉTICOS: São os alimentos ricos em CARBOIDRATOS e LIPÍDIOS. Eles vão fornecer energia, que é fundamental para nossa sobrevivência.

Todos os grupos são ESSENCIAIS na nossa alimentação, tendo que ser consumidos todos os dias. Porém, cuidado com o grupo dos energéticos, pois quando consumidos em excesso podem trazer ganho de peso e muitos prejuízos à saúde.


Daniela Fernandes
Nutricionista

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Leis da Alimentação - Base para uma alimentação saudável

Comer faz parte da rotina diária de toda população. É por meio dos alimentos que introduzimos no nosso corpo os nutrientes que farão nossa máquina funcionar.

O ato de se alimentar, é um ato voluntário, motivado por uma cadeia de reações fisiológicas, que tem como objetivo suprir o organismo de todos os nutrientes básicos para a manutenção da vida.

Além disso, a alimentação tem uma motivação social, afinal, a vida social se organiza em conjunto com a alimentação. A culinária ou "cozinha" é a expressão da vida social, um modo de se reunir, compartilhar, estabelecer laços, dividir a comida, e assim por diante.


Por que nós comemos?
  • Para fornecer energia para o organismo realizar nossas tarefas diárias, como: andar, pensar, respirar, batimento cardíaco, estudar, trabalhar, dormir, praticar atividades físicas, etc... São esses nutrientes energéticos: Carboidratos, proteínas e lipídeos;
  • Para fornecer nutrientes que regulam nossas funções metabólicas e enzimáticas. São as vitaminas e minerais;
  • Para fornecer água.
Pensando em nutrição e adequação, o Nutrólogo Argentino, Pedro Escudero, em 1938 criou as Leis da Alimentação que ainda hoje são consideradas a base de uma alimentação saudável:


1) Quantidade: A quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilibrio o seu balanço. O bom senso é fundamental para não haver excessos nem restrições que possam prejudicar seu organismo. Vale ressaltar que cada indivíduo tem uma necessidade específica, e o único profissional capacitado para avalia-lá é o Nutricionista;

2) Qualidade: O plano alimentar deve ser completo, para oferecer ao organismo que é uma unidade indivisível todas as substâncias que o integram. A Variedade de alimentos fornece todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Quanto mais coloridas forem suas refeições, mais diversidade de nutrientes você está ingerindo;

3) Harmonia: A quantidade dos diversos nutrientes que integram a alimentação dever guardar uma relação proporcional entre si. O nosso organismo aproveita corretamente os nutrientes quando estes se encontram em proporções adequadas. Assim é importante haver um equilíbrio entre eles, pois as substâncias agem em conjunto. Por exemplo a relação do Ferro com a Vitamina C;

4) Adequação: "A finalidade da alimentação está subordinada à sua adequação ao organismo". O estado fisiológico (gestação, lactação), hábitos alimentares (preferências), condições sócio-econômicas (acesso aos alimentos), alterações patológicas (presença de doenças) e os ciclos da vida (crianças, adolescentes, adultos e idosos) fazem com que o organismo tenha necessidades nutricionais diferenciadas, dependendo da situação em que o indivíduo se encontra.

Portanto, a alimentação deve ser qualitativamente suficiente, quantitativamente completa, variada, com seus componentes em harmonia entre si, adequados a pessoa que se destina.

Daniela Fernandes
Nutricionista

terça-feira, 24 de junho de 2014

Objetivo do Blog

Olá, boa noite a todos!

Me chamo Daniela, sou nutricionista de formação, e o objetivo do meu blog é levar a vocês um pouquinho de conhecimento sobre vida e alimentação saudável.

A ideia é conscientizar um maior número de pessoas sobre a importância de hábitos saudáveis, e alertar sobre o impacto que nossas escolhas podem refletir em nosso organismo.

Desmistificando a ideia de que "tudo o que é saudável, é ruim", nós, nutricionistas, dizemos que não! É possível levar uma vida saudável, com equilíbrio, sem exageros e restrições, apenas utilizando o bom senso e as boas escolhas!

Equilíbrio, é a palavra que define a garantia de saúde! Aqui no blog você ficará informado sobre nutrição e estilo de vida saudável. Fique à vontade para opinar, a casa é sua!

Bem vindos! Welcome!
Imagem da Internet

Daniela Fernandes
Nutricionista