quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Regras de Ouro da OMS para Preparação Segura dos Alimentos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que as doenças causadas por alimentos contaminados constituem um dos problemas sanitários mais difundidos no mundo de hoje. Os erros mais frequentes na manipulação de alimentos são:
  • Preparação de alimentos com muita antecedência ao seu consumo;
  • Exposição dos alimentos preparados por muito tempo, sem nenhuma proteção e nem cuidados com a temperatura;
  • Cocção insuficiente;
  • Contaminação cruzada, ou seja, contato entre alimentos crus e já cozidos;
  • Pessoas infectadas que manipulam os alimentos.
Se você tem algum desses costumes vai gostar de saber que a OMS criou 10 regras básicas de manipulação de alimentos que vai evitar que seu alimento se torne um causador de doenças, como diarreias e vômitos.

10 regras de ouro para preparação segura/higiênica dos alimentos 



1) Escolha alimentos tratados de forma higiênica

Escolha frutas, verduras e legumes sem machucados, amassados, cheiro ruim. Outros alimentos, são seguros quando passam por algum tratamento, por exemplo, o leite pasteurizado é mais seguro que o leite cru. No caso das carnes, aves e peixes prefira os resfriados ou congelados, não compre se estiverem em temperatura ambiente ou aparentar ter sido recongelado várias vezes.

2) Cozinhe bem os alimentos
Alimentos crus, principalmente aves, carnes e leite não pasteurizado, muitas vezes estão contaminados com agentes patogênicos. Para garantir que seu alimento esteja seguro ele deve ser cozido a 74ºC, ou seja, até borbulhar ou sair bastante fumaça.

3) Consumir imediatamente os alimentos cozidos
Quando os alimentos esfriam até a temperatura ambiente os microorganismos começam a proliferar. Quanto mais tempo passa, maior o risco. Os alimentos quentes que estão em no mínimo 65ºC podem ser consumidos por até 6 horas, já os alimentos frios devem ser mantidos até 21ºC (ideal até 10ºC) e podem ser consumidos por até 2 horas. Para não correr riscos o ideal é consumir os alimentos logo após o preparo.

4) Armazenar cuidadosamente os alimentos
Se você quer guardar os alimentos cozidos ou as sobras alguns cuidados devem ser tomados com a temperatura. Os alimentos devem ser resfriados em temperatura controlada, ou seja, dentro da geladeira (nada de deixar resfriar em cima do foção, geladeira foi feita pra gelar!). Já na geladeira procure utilizar utensílios fechados para guardar os alimentos e não deixe sua geladeira cheia de coisas, procure armazenar de uma forma que fiquem espaços entre os potes para o ar gelado circular.

5)Reaquecer bem os alimentos cozidos
Quando armazenamos um alimento, armazenamos também qualquer bactéria que possa estar nele. Para garantir que seu alimento esta seguro, nada de esquentar a comida só um pouquinho. O reaquecimento é muito importante para garantir a segurança. O alimento deve ser reaquecido até atingir pelo menos 74ºC, ou seja, até que borbulhe e solte fumaça.

6)Evite o contato entre alimentos crus e cozidos
Isso se chama contaminação cruzada. A contaminação pode acontecer por contato entre alimentos crus e cozidos, pelo uso de utensílios (facas, tabuas) ou até pelas mãos. Sempre que for manipular alguma preparação crua, ao passar para uma preparação que já foi cozida deve-se higienizar as mãos e os utensílios. Por exemplo, a figura mostra uma faca que está sendo utilizada para cortar um frango, você não pode usar a mesma faca para cortar uma maça que está pronta para ser consumida, você estará levando todas as bactérias do frango para a maça, e isso acontece com todos os outros alimentos. Ao passas para outros alimentos as mãos e utensílios devem ser higienizados e as preparações cruas e cozidas devem permanecer distante umas das outras.

7) Lavar as mãos constantemente
Aos mãos devem ser lavadas antes de começar a preparar os alimentos e depois de qualquer interrupção, como ir ao banheiro, coçar o corpo, tocar em lugar sujo, tocar em animais domésticos, e também quando for iniciar o preparo de um novo alimento.

8) Manter as superfícies da cozinha limpas
Como os alimentos se contaminam facilmente, é necessário manter as superfícies limpas e higienizadas antes de prepará-los. Lembre-se sempre de limpar bem as superfícies depois de terminar de cozinhar, assim reduz o risco de deixar sujeiras e bactérias que possam ficar por ali, deixando a cozinha mais segura para quando você for cozinhar novamente.

9) Manter os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais
Os animais costumam transportar microorganismos patogênicos que podem transmitir doenças alimentares. Cuidado com ratos, formigas, aranhas, baratas, moscas e também com os animais domésticos. O melhor método é guardar os alimentos em recipientes fechados.

10) Utilizar água segura
A água é tão importante para o preparo do alimento como para beber. Se você não confia na fonte da sua água a melhor opção é fervê-la antes de usar. A água pode transmitir muitas bactérias e doenças como hepatite A, no preparo dos alimentos deve-se usar água tratada.

Daniela Fernandes
Nutricionista


4 comentários: