sexta-feira, 11 de julho de 2014

Macronutrientes: Lipídios


O lipídio é um elemento indispensável para a sobrevivência do ser humano, devendo representar de 15 a 30% das calorias diárias totais. Os lipídios são a principal reserva de energia do corpo, além de desempenhar inúmeras funções como proteger os órgãos internos, isolamento térmico, transporte de vitaminas lipossolúveis,estrutura das membranas celulares e das organelas, síntese de hormônios esteroidais e sais biliares, prostaglandinas e leucotrienos (agentes de inflamação).
Os lipídios são classificados em: Saturados, poliinsaturados e monoinsaturados.

Óleos x Gorduras - Qual a diferença?


Ácidos Graxos Saturados

Essas gorduras são encontradas em alimentos de origem animal. Seu consumo deve ser moderado, pois em excesso aumenta os níveis de colesterol total e colesterol "ruim". São eles:
  • Palmítico: Óleo de Palma - Aumenta a concentração de colesterol total e colesterol "ruim";
  • Mirístico: leite de derivados - Mais importante no aumento do colesterol;
  • Esteárico: cacau - Não eleva o colesterol.

Ácidos Graxos Poliinsaturados

Essa gordura é saudável para o corpo, tendo função estrutural das células, participa da coagulação sanguínea e da resposta imunológica. São eles:
  • Ômega 6: linoleico e araquedônico - são encontrados em óleos vegetais e são considerados essenciais;
  • Ômega 3: Alfa-linolêlico, EPA e DHA - Alfa-linolênico é encontrado em óleos de soja, canola e linhaça. EPA e DHA é encontrado em peixes de água frias e profundas como cavala, sardinha, salmão e arenque. Ambos são considerados essenciais.


Ácidos Graxos Monoinsaturados

  • Ômega 9: Oleico - É o mais abundante da natureza, é encontrado em óleo de oliva, canola, azeitonas, abacate e oleaginosas.


Ácidos Graxos Trans

É encontrada principalmente em alimentos industrializados. É a famosa gordura vegetal hidrogenada. Essa gordura aumenta o colesterol "ruim" e diminui o colesterol "bom" sendo a pior das gorduras.


Comparação das gorduras alimentares: Quantidade de gorduras saturadas, mono e poliinsaturadas


#DICADANUTRI


Nenhum comentário:

Postar um comentário