quarta-feira, 23 de julho de 2014

Tipos de Açúcar: Descubra qual é melhor para saúde!

A matéria-prima do nosso açúcar, todos sabem, é a Cana. Antes de chegar à nossa mesa, o açúcar passa por diversas etapas de fabricação. Primeiro, a cana é moída para extrair o caldo doce, depois começa a purificação, em que o caldo é aquecido a 105ºC e filtrado para barrar as impurezas. Em seguida, o caldo é evaporado vira um xarope e segue para o cozimento, onde aparecem os cristais de açúcar que a gente conhece. Os mais brancos passam por um processo de refinamento, quando o produto recebe tratamentos químicos para melhorar seu gosto e seu aspecto. Além da cana, há açúcar nas frutas e no milho, a frutose e no leite, a lactose. A beterraba é outra fonte de açúcar, mas tem um processo de extração diferente. Ela é popular na Europa, como lá não tem cana, a beterraba é mais usada.

Opções de açúcar não faltam nas prateleiras dos mercados, a diferença está basicamente no processo de refinação. Independentemente de qual tipo você prefira, é preciso ficar atento para não exagerar, qualquer tipo, até mesmo a versão light, pode provocar problemas relacionados ao alto consumo de açúcar, como diabetes e obesidade.

AÇÚCAR MASCAVO

É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Sua qualidade nutricional é bem melhor, sem passar pelo processo de refinamento, ele conserva nutrientes como ferro e cálcio. Mas seu gosto é bem parecido com o do caldo de cana, desagradando algumas pessoas. Use em receitas de bolo, pães tortas.

AÇÚCAR DEMERARA

O processo de produção desse açúcar é bem parecido com o do mascavo. O demerara passa por um processo de refinamento leve, e não recebe nenhum aditivo químico, têm altos valores nutricionais, parecidos com o do açúcar mascavo, com o vantagem de não alterar o sabor das preparações. Usado no preparo de doces sofisticados, este é um dos açúcares mais caros do mercado.

AÇÚCAR ORGÂNICO

O diferencial é que a cana utilizada em sua fabricação é cultivada sem fertilizantes químicos. O açúcar orgânico utiliza processos apoiados na sustentabilidade do meio ambiente, desde o pantio até a etapa final. Sua característica nutricional é semelhante a do mascavo.

AÇÚCAR CRISTAL

Possui grãos maiores que o açúcar refinado, se tornando difícil dissolve-lo nos líquidos. As características do açúcar cristal se deve a técnica de refinamento leve, que tira cerca de 90% dos minerais. Dentre os açúcares brancos é o que menos passa por refinamento. Está sempre nas receitas de bolos e doces, por ser econômico.

AÇÚCAR REFINADO

Este é o açúcar branco, mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como enxofre tornam o produto branco e uniforme. Esse processo retira todos os nutrientes, deixando apenas calorias varias. O açúcar refinado é utilizado na maioria das sobremesas.

AÇÚCAR DE CONFEITEIRO

O açúcar de confeiteiro é tão delicado que parece farinha de trigo. Ele passa por um processo de refinamento sofisticado, depois é peneirado e adicionado uma pequena quantidade de amido de arroz, milho ou fosfato para evitar que os grãos grudem. É muito usado para decorar pães e doces.

AÇÚCAR LIGHT
Este açúcar surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como aspartame, ele não tem menos calorias, mas seu poder de adoçar aumenta 4x, o que faz ser utilizado em menor quantidade, diminuindo assim as calorias ingeridas.

FRUTOSE
É o açúcar extraído das frutas e do milho. Sem precisar de nenhum aditivo, a frutose é 30x mais doce que o açúcar refinado. Não possui vitaminas e é um pouco cara.

AÇÚCAR LÍQUIDO
Não é vendido nos supermercados e é frequentemente usado pela indústria alimentícia, para a fabricação de balas e refrigerantes. É obtido pela dissolução do açúcar refinado em água.

AÇÚCAR INVERTIDO
Este açúcar mistura 3 tipos de substâncias adoçantes, glicose, frutose e sacarose. É uma solução aquosa usada pela industria para fabricar geleias, biscoitos, caldas e sorvetes. Não é vendido nos supermercados.

Daniela Fernandes
Nutricionista

Um comentário:

  1. Nossa pensei q existia só alguns tipos de açúcar mas vi q e bem mais obrigado pela dica.

    ResponderExcluir